Tipos de Larvas

Larva Eruciforme: Larva característica dos lepidópteros (borboletas e mariposas) normalmente denominada de lagarta. Apresenta  três pares de pernas torácicas (um em cada segmento do tórax) e cinco pares de pernas abdominais, no 3º, 4º, 5º 6º e 10º urômeros, sendo estas portadoras de colchetes ou ganchos. Esse número de pernas é variável, pois o 3º, 4º e 5º pares de pernas podem faltar. Pode ter o corpo revestido por pêlos urticantes (taturanas). Além dos lepidópteros, as larvas de alguns himenópteros possuem pernas abdominais, mas nestas as pernas são em número variável (comumente 8 pares) e não possuem colchetes.

Larva Elateriforme: O corpo é muito quitinizado, com presença de urogonfos no 9º segmento abdominal. Ocorre também em Coleoptera Tenebrionidae.

Larva Campodeiforme: Larva com três pares de pernas torácicas alongadas. Ágil, predadora, como as das joaninhas (Coleoptera: Coccinelidae), aparece em muitas outras famílias de Coleoptera e também em Neuroptera.

Larva Carabiforme: geralmente considerada uma variação da campodeiforme, apresenta o corpo mais quitnizados e as pernas mais curtas que as campodeiformes. Pode ser com ou sem pelos e cocorre em muitas famílias de coleoptera como por exemplo Carabidae, Lampyridae e Chrysomelidae.

Larva Escarabeiforme: Larva recurvada em forma de um “C”, com três longos pares de pernas torácicas, com muitas dobras no tegumento e o último segmento abdominal desenvolvido. É subterrânea e às vezes chamada de pão-de-galinha. Ocorre em toda superfamília Scarabaeoidea (Coleoptera: Scarabaeidae, Passalidae, Trogidae etc.).


Larva Vermiforme: Larva ápoda (sem pernas torácicas e abdominais), a cabeça pode ser diferenciada ou não, mas nuca é quitinizada. Apresenta uma variação chamada limaciforme, por se assemelhar a uma lesma. Ex: Dípteros e parte dos Himenópteros.

Limaciforme

Larva Buprestiforme: Própia da família Buprestidae (Coleoptera). Protórax muito expandido lateralmente e achatado dorso-ventralmente. São ápodas.

Larva Cerambiciforme: Ocorre na família Cerambycidae (Coleoptera).Geralmente apresenta pernas toráxicas vestigiais, sendo que podem ser ausentes algumas vezes.

Larva Curculioniforme: Ocorre na família Curculionidae (Coleoptera), a cabeça é fortemente quitinizada o que a diferencia da vermiforme.

Crédito das Imagens Professora Betina Blcohtein PUC-RS

Anúncios